sexta-feira, 19 de setembro de 2008

EUROPA, DE TREM OU AVIÃO ?






As dúvidas na escolha do meio de transporte para as viagens na Europa, são muitas, pois os trens são um meio viável e uma boa opção, mas existem as companhias aéreas low cost, cujos bilhetes ás vezes custam a metade de uma passagem de trem.

Como não sou uma especialista em viagens, procurei nos blogs conhecidos alguma informação para que seu filho possa durante o intercâmbio dar uma fugidinha e conhecer mais algum lugar, ou antes/pós intercâmbio dar uma esticada maior.

Como eu sempre alerto, antecedência é tudo.

Encontrei no blog do Viaje na Viagem, uma matéria que foi publicada na Revista Época, que me pareceu interessante divulgar.

Diz o Ricardo Freire:

Avião: para roteiros abrangentes

Se você está pensando numa daquelas viajonas em que vai ouvir cinco ou seis idiomas pelo caminho, programe-se para fazer muitos trechos de avião.

Na Península Ibérica as distâncias podem ser enormes; a Itália fica bem mais longe do que se imagina. Voar é a melhor escolha entre Lisboa, Madri e Barcelona; da Andaluzia a Barcelona; de Portugal e Espanha a Paris e à Itália; de quase toda a Europa à Inglaterra (bem-servida por vôos baratos), ao Leste Europeu (onde as ferrovias são lentas) e à Grécia (com acesso complicado por terra ou mar).

Existem duas maneiras de comprar os vôos “internos”. Eles podem ser incluídos na passagem Brasil-Europa (sai menos caro do que parece; peça para um agente de viagem orçar), ou comprados avulsos, em companhias aéreas “low-cost” (pesquise no Skyscanner).

Trem: viagens curtas e práticas

Não existe modo mais civilizado (e europeu!) de viajar. Com o trem você sai e chega pelo centro das cidades, não perde tempo com controles de segurança e tem a garantia da pontualidade.

Em viagens curtas, o trem é imbatível; para percursos de até 4 horas, você só não deve ir de trem se conseguir uma tarifa muito mais barata de avião. Viagens longas, porém, são maçantes. E o trem noturno é uma maneira quase infalível de chegar bastante cansado à sua próxima escala.

Ande de trem entre Madri e a Andaluzia; aproveite o TGV na França; use os trilhos para fazer seu périplo pela Itália; não pense em outro meio de transporte de Paris à Bélgica e à Holanda; explore a Alemanha e veja as paisagens mais bonitas da Suíça. Os passes de trem são práticos e flexíveis.

Mas quem se der ao trabalho de fuçar pela internet, pode comprar passagens avulsas por tarifas compensadoras.

Pesquise horários e preços nos sites das companhias ferroviárias dos países de origem ou destino de cada trecho.

O da Espanha é Renfe
da França, SNCF
da Itália, Trenitalia
da Alemanha, Bahn

Um comentário:

Anônimo disse...

De Roma a Florence vou de trem, Paris Lausane tgv.Dadum