sexta-feira, 4 de julho de 2008

E O EXÉRCITO?



Brasileiros no exterior

Procedimentos para ausentar-se do Brasil

- Procedimento Preliminar: Antes de ausentar-se do País, dirija-se à Junta de Serviço Militar (JSM) mais próxima de sua residência para regularizar sua situação junto ao Serviço Militar.


- Cidadão Alistado: O cidadão que estiver aguardando a data marcada no seu Certificado de Alistamento para comparecer à Seleção e necessitar afastar-se do País deverá procurar uma das JSM e solicitar a documentação hábil para ausentar-se do território nacional.

- Reservista Na Disponibilidade: O reservista licenciado nos últimos 5(cinco) anos compõe a reserva disponível das Forças Armadas e deverá comparecer à Circunscrição de Serviço Militar (CSM) mais próxima para informar seu novo endereço no Exterior.
Brasileiro residindo no exterior


- Cidadão em Idade de Alistamento: O brasileiro residente no Exterior, em idade de alistamento (ano em que completa 18 anos), deverá dirigir-se à Representação Consular (Consulado/Embaixada) mais próxima e realizar o seu alistamento. Na primeira oportunidade que retornar ao Brasil, deverá procurar a JSM mais próxima de sua residência, para regularizar a situação militar no País.


- adiamento de incorporação: Todo brasileiro alistado residente no Exterior deverá dirigir-se à Representação Consular mais próxima de sua residência, para solicitar o adiamento de incorporação, munido de seu Certificado de Alistamento Militar. Este procedimento será adotado, anualmente, até completar 30 (trinta) anos de idade. Ao retornar ao Brasil, deverá procurar a JSM mais próxima de sua residência, para regularizar a situação militar no País.

- Obtenção de 2ª via de documento comprobatório de serviço militar: O cidadão deverá dirigir-se a uma Representação Consular próxima de sua residência, portando cópia de um documento de identidade oficial e requerer a documentação necessária.

Informações retiradas do site do Ministério da Defesa

6 comentários:

Anônimo disse...

Márcia, parabéns pelo seu blog! está simplesmente perfeito!
estou querendo fazer intercâmbio ano que vem, então já imprimi metade do seu blog para a MINHA mamãe!
é mt bom ver uma mãe antenada como vc!
;*

MARCIA CASARES disse...

Ana Caroline, obrigada pelo gentil comentário.
Tenho tentado postar todas as informações, que como mãe, julgo pertinentes para que vcs tenham uma viagem segura e a familia aqui fique tranquila.
Volte sempre!!!
bjusssssssss

intercambiousa disse...

Marcia, primeiramente parabens pelo blog. Gostaria de saber como devo proceder na seguinte situação: Pretendo fazer intercambio fim de ano, de dezembro até março, ja me alistei no exercito e vou me apresentar dia 27 de junho e digamos que eu sou do jeito que o exercito gosta, caso eu for selecionado eu geralmente tenho que me apresentar em janeiro, o que seria impossivel pois estaria fora do brasil, voce sabe como eu tenho que proceder?
obrigado

Nicolas Herzog disse...

Marcia, gostaria de tirar uma duvida.. Eu faco 18 anos em abril e teria de me alistar no inicio do ano, porem gostaria de fazer intercambio no primeiro semestre, como eu faco? aguardo a sua resposta, obrigado! email: nickhercyk10@hotmail.com

Anônimo disse...

Ola parabens pelo blog, Marcia estou na mesma situação que o Nicoloas. Faço 18 anos em fevereiro e meu intercambio ja esta fechado para abril de 2013.Como posso fazer pro alistamento? Se puder me dar alguma dica agradeço! felipeeduarte@hotmail.com

Anônimo disse...

Olá! Preciso de uma ajuda. Meu filho fez 18 anos em março,se alistou e agora mandaram comparecer em janeiro. Mas em janeiro esta com intercâmbio marcado. Como posso proceder? obrigada (leslie.pereira@hotmail.com)