sábado, 2 de agosto de 2008

GLOSSÁRIO

Este é um glossário com os termos que você provavelmente vai encontrar em suas pesquisas na Internet, alguns dos quais você já deve ir se familiarizando pois fazem parte deste universo.

A

ACOMODAÇÃO – Forma de hospedagem durante o intercâmbio. Pode ser em casa de família ou residência estudantil. O modelo é escolhido conforme o destino e o perfil do aluno.

ACOMODAÇÃO DOUBLE ROOM – Quarto compartilhado por ao menos dois estudantes. É opção tanto para casa de família, quanto para residência estudantil.

ACOMODAÇÃO SINGLE ROOM – Quarto individual. É opção tanto para casa de família, quanto para residência estudantil.

ALBERGUE
– Hospedagem alternativa, que possibilita o usuário conhecer vários lugares, gastando pouco e fazendo muitos amigos.

ANO ACADÊMICO
– Intervalo de tempo no qual são realizadas as aulas de um determinado curso. Normalmente o ano acadêmico é compreendido por dez meses.

APPLICATION FORM – Formulário.

ATIVIDADE EXTRACLASSE – Evento realizado fora da sala de aula ou da escola e tem por objetivo ajudar o aluno a adquirir maior fluência no idioma ou na cultural em geral. AU PAIR – Programa de estudo e trabalho no exterior para jovens em idade entre 18 e 26 anos. Este programa possibilita que a jovem faça parte de uma família estrangeira, enquanto concilia seus estudos com os cuidados das crianças da casa, melhorando seu conhecimento do idioma e conhecendo uma nova cultura.

AVALIAÇÃO MÉDICA – É exigido por determinados programas ou escolas antes de aceitar a matricula do aluno.

B

B1– Visto de negócios nos Estados Unidos.

B2 – Visto de turista nos Estados Unidos.

BOLSA DE ESTUDOS – Incentivo na forma de descontos ou ajuda financeira. Pode ser dado por diversos motivos, entre eles, mérito esportivo.

BOOKING
– Reserva.

BRITISH COUNCIL – Organização internacional oficial do Reino Unido para assuntos culturais e educacionais. Somente cursos de língua reconhecidos por ela garantem a entrada no Reino Unido com visto de estudante.

C

CÂMBIO – Operação financeira que envolve venda, compra ou troca da moeda de um país pela de outro.

CAMBRIDGE – Universidade britânica localizada na cidade de mesmo nome. Seu certificado internacional de proficiência em inglês é reconhecido pelas principais universidades do mundo. É oferecido em três níveis: First (intermediário), Advanced (avançado) e Proficiency (fluente).

CARGA HORÁRIA – Volume de horas previsto para curso, estágio ou programa de trabalho.

CARTÃO DE CRÉDITO INTERNACIONAL – Pode ser usado em qualquer estabelecimento credenciado a sua bandeira ao redor do mundo, além de permitir saques em caixas eletrônicos autorizados. Apesar das flutuações do dólar em relação ao real, por segurança, é bom ter um a mão durante viagens internacionais.

CARTEIRA DE ALBERGUISTA – Documento que permite ao associado do Hostelling International se hospedar em qualquer um dos estabelecimentos credenciados ao redor do mundo.

CARTEIRA INTERNACIONAL DE MOTORISTA – Documento mais seguro para quem pretende dirigir no exterior. É emitida para a condução de qualquer tipo de veículo e é válida por um ano.

CERTIFICADO – Documento no qual se atesta a conclusão de um curso ou programa.

CHECK IN – Entrar, cadastrar. Dar entrada. Apresentar-se.

CHECH OUT – Sair. Dar saída. Fechar.

COE – CONFIRMATION OF ENROLMENT – Confirmação de matrícula, documento necessário para a retirada do visto.

COLLEGE
– Universidade nos países de língua inglesa.

CURRICULUM VITAE – Resumo da vida acadêmica e profissional. O currículo, como também é chamado, é muito valorizado quando o indivíduo fala mais de um idioma e com experiências no exterior.

CURSO PREPARATÓRIO – Estudos direcionados para um determinado exame ou prova.

D

DALF – Diploma oficial do Ministério da Educação Nacional francês/CIEP que certifica o domínio da língua francesa e permite a seu titular fazer um curso superior na França ou nos países de língua francesa. Antes de fazer a prova para o DALF, é necessário prestar um teste de admissão ou ter o DELF segundo grau.

DELE
– Certificado de proficiência em espanhol oficial do Ministério da Educação e Ciência Espanhol e do Instituto Cervantes. É utilizado para pedido de bolsas de estudo e ingresso em universidades. É oferecido em três níveis: básico, intermediário e avançado (que permite dar aulas do idioma).

DELF
– Diploma oficial do Ministério da Educação Nacional francês/CIEP que certifica diferentes graus de domínio da língua francesa. É composto por dois diplomas distintos: primeiro grau e segundo grau. DS 156/157/158 – Formulários para a retirada de visto nos Estados Unidos.

DS 2019 – Documento da imigração que dá o direito a um visto J1, exigido de estrangeiros que queiram trabalhar nos Estados Unidos.

E

EDUCAÇÃO INTERCULTURAL – É a educação do novo milênio, que permite a compreensão entre pessoas de diferentes países.

EMBARQUE – Data de partida de determinado local.

EMPATIA INTERCULTURAL – Compreender o outro colocando-se no lugar dele, ser solidário com o outro buscando sentir como se fosse ele próprio.

ENROLMENT
– Matricula, cadastro, ingresso.

ENTREVISTA
– Passo necessário para avaliação do perfil e/ou capacidades do aluno. Utilizado principalmente em alunos participantes de programas de estágio ou de trabalho.

ESCOLA DE IDIOMAS – Instituições especializadas no ensino de línguas. Ambientes multiculturais perfeitos para conhecer pessoas vindas de todas as partes do mundo.

ESTÁGIO – Oportunidade de aprendizado profissional sem vínculos empregatícios em outros países. Pode ser tanto remunerado quanto não remunerado.

EXAME DE PROFICIÊNCIA - Provas para testar a capacidade do aluno de se expressar, ler e escrever em determinado idioma. É a forma de selar com chave de ouro anos de estudo em uma língua estrangeira. Cada idioma tem provas especificas, de diferentes graus e para diversos objetivos.

F

FEE
– Taxa.

FLUÊNCIA EM UM IDIOMA – Capacidade adquirida pelo aluno de se expressar, ler e escrever em uma segunda língua.

FORM 157 – Formulário para a retirada de visto de estudante na Austrália.

FULL BOARD
– Acomodação com todas as refeições. Pensão completa.

FULL TIME – Período integral.

G

GUEST HOUSE
– Acomodação em espécie de república. Existe a possibilidade de ser com ou sem refeição.

H


HALF BOARD
– Acomodação com direito a café da manhã e jantar. Também conhecido como Meia Pensão.

HIGH SCHOOL
– Programa que permite ao aluno de 15 a 18 anos passar um ano ou semestre acadêmico no país de sua escolha, freqüentando uma escola de ensino médio, fazendo parte de uma família estrangeira e fazendo amigos.

HOME OFFICE – Departamento de imigração no Reino Unido.

HOMESTAY
– Acomodação em casa de família.

HOST – Hospede.

HOST FAMILY – Família Hospedeira.

I


I20 – Documento necessário para que o intercambista possa requerer o visto de estudante nos EUA. É emitido pelas escolas americanas.

IELTS – INTERNATIONAL ENGLISH LANGUAGE TESTING SYSTEM – Exame de proficiência em inglês especifico para fins acadêmicos. Inclui redação, interpretação de texto, compreensão auditiva e expressão oral.

INTENSIVO – Curso aprofundado, que possibilita ao aluno adquirir o conhecimento desejado em um período de tempo menor que o habitual.

INTERCÂMBIO CULTURAL – Experiência de vida que permite ao aluno viver em outra cultura, entendendo suas diferenças e especificidades, e apresentando a ela seus próprios costumes.

INTERCAMBISTA – É qualquer pessoa (adulto, criança, executivo, estudante) que vai ao exterior para um encontro, uma interação (negócios, estudos, programas de intercâmbio), um intercâmbio de culturas.

J

J1
– Visto de trabalho nos Estados Unidos.

M

MATERIAL DIDÁTICO – Apostilas, livros, cadernos necessários para o desenvolvimento de um curso. Algumas escolas fornecem e outras o cobram separado.

MATRÍCULA
– Inscrição em um curso ou programa.

MBA – MASTER BUSINESS ADMINISTRATION – Título de especialização em gestão de negócios que capacita o profissional a atuar como um executivo em seu segmento. – Pode ser feito em diversas áreas, como finanças, marketing, logística ou recursos humanos.

MEALS
– Refeição.

N


NO MEALS – Sem refeição.

O


ONE WAY TICKET
– Passagem só de ida.

P

PART TIME – Meio período.

PASSAPORTE – Documento pessoal e intransferível, indispensável para a maioria das viagens internacionais. Deve ser feito junto à Polícia Federal com antecedência em relação à data pretendida para viagem.

PRÉ-REQUISITOS
– Exigências mínimas para o aluno participar de um curso ou programa.

PRÉ-VISTO – Documento exigido por alguns países para a entrada de estudantes estrangeiros em seus territórios. Reino Unido e Austrália usam este método. O pré-visto, ou entry clearance, deve ser obtido junto ao Consulado do país de destino.

PROGRAMA DE FÉRIAS – Pacote que inclui cursos, atividades ou trabalho pensado especificamente para determinado perfil de aluno realizado sempre no período de férias acadêmicas.

R

REMUNERAÇÃO – Pagamento por serviços prestados. Nos programas de trabalho ela é acertada entre aluno e empregador previamente.

ROOMMATE- Companheiro de quarto


ROUND TRIP TICKET
– Passagem de ida e volta.

S

SUMMER CAMP - Programa de férias tipo para adolescentes

T

TARIFA – Tabela de taxas a pagar sobre determinado serviço. Esta palavra geralmente é usada para se referir aos serviços das companhias aéreas.

TARIFA DE ESTUDANTE – Também conhecido como passagem de estudante, consiste em um bilhete aéreo com preços e condições especiais para alunos devidamente matriculados em cursos no exterior.

TAXA DE CÂMBIO – Valor pré-determinado para a venda, compra ou troca da moeda de um país pela de outro.

TOEFL
– TEST OF ENGLISH AS A FOREIGN LANGUAGE – Exame de proficiência em inglês exigido para ingresso em mais de 2,4 mil faculdades e universidades dos Estados Unidos, Canadá e de outros países com inglês como idioma acadêmico. Inclui capacidade de leitura, compreensão auditiva, redação e domínio da gramática da língua inglesa.

TOEIC – TEST OF ENGLISH FOR INTERNATIONAL COMMUNICATION – Exame de proficiência em inglês similar ao TOEFL, mas voltado para o mercado de trabalho.

TRAINEE
– Profissional que está sendo treinado para determinado trabalho. Ser trainee é uma oportunidade de aprendizado capaz de enriquecer qualquer currículo.

TRANSFER – Serviço de transporte especializado. É oferecido por algumas escolas para facilitar a vida daqueles que chegam pela primeira vez a um país estranho.


TRANSLADO
– Serviço de transporte geralmente entre o aeroporto e a acomodação e vice-versa.

TRAVELLERS CHECK
– Forma de pagamento também conhecida como cheques de viagem. São aceitos como moeda em milhares de estabelecimentos no mundo todo.

TURIST VISA – Visto de Turista.

V

VISA FORMS – Formulário de visto.

VISA TRAVEL MONEY – É um cartão pré-pago, recarregável, protegido por senha, que pode ser utilizado em qualquer um dos mais de 800 mil caixas automáticos da rede Visa/Plus espalhados pelo mundo.

VISTO – Permissão dada por um país para que estrangeiros possam entrar em seu território. Existem tipos diferentes de visto, que variam também de país para país, e que determinam que atividades seu portador poderá exercer.

VOUCHER – Comprovante. – É o comprovante, o contrato onde está mencionado o serviço a ser executado e os dados do estabelecimento contratado, como endereço, telefone, tarifa tratada, o localizador e o nome do titular do voucher. .

W

WORK TRAVEL – Este programa é destinado a jovens universitários que desejam tem uma experiência de trabalho no exterior. O objetivo do estudante deve ser adquirir experiência pessoal, já que a função exercida não tem ligação com a área de estudo do participante no Brasil.

WORKING VISA – Visto de trabalho.

WORLD PHONE CARD – Serviço de telefonia pós-pago sem valor pré-determinado que pode ser usado em mais de 80 países. Por ter as menores tarifas do mercado é indicado para o uso em viagens internacionais.

4 comentários:

Anônimo disse...

Olá Marcia, gostei muito do seu blog e estou adicionando-o na lista de links do meu blog. Dá uma olhada: www.brazilianabroad.com

Parabéns!

Atenciosamente

Anônimo disse...

Nossa Márcia.. incrível esse post! Tira varias duvidas sobre todas essas nomenclaturas! Brigadão :)

Anônimo disse...

Ola Marcia,

Gostei do post, assim como muitos outros.... COm seu blog vou crescendo e obtendo conhecimento para realizar o intercambio... acho q flata soh o tempo$$$$


Abrço!!!!

MARCIA CASARES disse...

Obrigada Ygor e Eduardo!
Yalli vou visitar seu blog!Obrigada!
bjussssssssss