sábado, 1 de novembro de 2008

NÃO DEIXEM DE VIAJAR !!!

Com a grave crise financeira nos Estados Unidos e a oscilação frenética da moeda americana, quem planeja viajar para o exterior no fim do ano não sabe bem o que fazer. Compro dólares agora? Espero? Desisto de viajar? Segundo especialistas ouvidos pelo viajeaqui, por enquanto a recomendação é não mudar de planos. Apesar de o dólar ter dado sinais de que pode subir ainda mais, eles lembram que a cotação ainda está favorável para os brasileiros. E dão dicas de como agir diante da incerteza global:

Não deixe de viajar
Os valores do dólar não estão tão altos para fazer você desistir das férias no exterior. Apesar da apreciação nas últimas semanas, a moeda americana vem caindo há alguns anos – é bom lembrar que, em 2002, o dólar chegou perto dos R$ 4.

Compre as passagens agora
Se você ainda não garantiu seus bilhetes, compre-os agora. As passagens têm seu valor ligado à moeda americana, mas as companhias aéreas parcelam em reais. Se o dólar subir, você sai no lucro e garante a viagem. “E, se ele cair, não deve cair mais que 10%”, afirma o consultor financeiro Gustavo Cerbasi.

Comece a pagar já
Amortize os gastos. Além de parcelar a passagem aérea no cartão de crédito, confira também a possibilidade de antecipar o pagamento da hospedagem e até mesmo de algum passeio. Quanto menos gastos você deixar para a época da viagem, melhor.

Dilua o risco
“Compre agora parte dos dólares que irá levar e aguarde um pouco para comprar o restante”, diz Lúcio Martins, autor do Manual do Turista Brasileiro. Se a moeda subir, a sua primeira compra vai ter valido bastante a pena. E, se cair, você pode até comprar um pouco mais do que estava esperando poder levar.

Fundo cambial
O consultor Gustavo Cerbasi recomenda aplicar a verba destinada às férias num fundo cambial, indexado na moeda do país de destino. “Sem pensar em lucrar com isso: é só para que o dinheiro acompanhe a variação da moeda e você não saia perdendo depois.”

Cuidado com o cartão
Se o dólar continuar instável, evite usar o cartão de crédito. Em caso de valorização da moeda, a fatura pode sair bem mais cara do que você imaginava. E, sem gastar no cartão, você se poupa do estresse de ter que ficar acompanhando a variação do dólar durante a viagem.

Economize no exterior
O especialista em viagens Lúcio Martins recomenda reduzir o padrão da hospedagem: “Se você costuma ficar em hotéis 5 ou 4 estrelas, procure um 3 estrelas”. Outra dica é substituir algumas refeições em restaurantes por lanches rápidos ou mesmo por pequenas compras em supermercados para comer no hotel.

Aproveite as pechinchas americanas
Devido à crise, a tendência é que os preços nos Estados Unidos estejam mais baratos do que no ano passado. Será mais fácil encontrar descontos em locadoras de carro, hotéis e restaurantes. Situação semelhante viverão países da Europa e da Ásia que já sentem os efeitos da crise americana.

Por Verônica Fraidenraich

Fontes: Carlos Eduardo Soares Oliveira Júnior, do Conselho Regional de Economia de São Paulo; Gustavo Cerbasi, consultor financeiro e autor do livro Casais inteligentes enriquecem juntos; Leonel Rossi Júnior, diretor de assuntos internacionais da Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav); Lúcio Martins, especialista em viagem e autor do Manual do Turista Brasileiro.

4 comentários:

Anônimo disse...

Porque parou,parou porque...

Marcio Nel Cimatti disse...

Muito legal o blog!! Vou passar sempre por aqui!

Abs!

Rodrigo Purisch disse...

Marcia,

Eu já fiz grandes viagens com dólar a 4; 3,6; 2,80 e por ai vai.. Não dá para desanimar! Minha tristeza é que não consegui viajar na época em que o real valia mais que o dólar....


Um abraço

PS: Não deixe de atualizar o link do Aquela Passagem que agora é .com.br

Dialeto disse...

Olá.

A LG está fazendo uma pesquisa para saber como os brasileiros gostam de passar as festas de fim de ano.

Os 500 primeiros internautas que responderem a pesquisa Natal LG concorrem a três aparelhos: 1 LG Secret, 1 LG Renoir e 1 LG Cookie (os dois últimos modelos ainda não foram lançados no Brasil).

Você poderia divulgar a pesquisa na sua comunidade? Ou, se for conveniente, você nos autoriza a fazer a divulgação?

É fácil, rápido e não precisa comprar nada. Clique no link e participe.

http://lgholiday.embrain.com

Atenciosamente,

Dialeto Social Media
Pesquisas na mídia social
www.dialeto.net